Em
Notícias da Sua Terra

2025/02/13

Bruno Martins: Áreas Inundáveis no Concelho de Pombal

OPINIÕES

Após noticias alarmantes vindas do nosso país vizinho no final do ano 2024, com a tragédia que assolou a região de Valência com cheias repentinas, interessa olhar para nós, para a nossa região e perceber que, historicamente, Pombal está também exposta a esse risco de inundação como as cheias de Outubro de 2006 comprovam, e conhecer o que estamos e não estamos a fazer para prevenir a repetição destes eventos destrutivos.

Em 2010, o Dr. Armando Ferreira na sua dissertação para obtenção do grau de Mestre em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, olhou para a “Caracterização morfométrica das bacias hidrográficas e áreas inundáveis no Concelho de Pombal”.

Da sua extensa análise ressaltam à vista várias conclusões que importam reter, divulgar e colocar em prática para que não se repitam as inundações anteriores e com potencial de maior gravidade, são elas:

-águas residuais convergem todas para as mesmas condutas já existentes cuja capacidade foi largamente ultrapassada devido ao crescimento urbano dos últimos 25 anos;

-constata-se a continuação de construção urbana em todas as bacias hidrográficas das ribeiras convergentes para a cidade, sem consideração pelo seu impacto na impermeabilização dos solos ou restrição de construção em leitos de cheia;

Importa então regular, delimitar e fiscalizar. 

No PDM existe referência à Zona Adjacente estabelecida por lei. Urge garantir a delimitação de zonas de risco e respetiva Zona Adjacente, assim como noutros planos de ordenamento do território, por forma a compatibilizar a expansão urbana com os níveis de prevenção e segurança adequados, mas também a devida fiscalização que os garanta.

Medidas estruturais sugeridas para implementação para acção de prevenção e proteção incluem a implantação de barreiras de amortecimento de escoamento torrencial provenientes dos cursos de água que convergem para a cidade na margem direita do rio Arunca, e, a implementação de sistema de aviso e alerta na Serra do Sicó através da instalação de estações pluviométricas com dados em tempo real comunicados para o serviço de protecção civil local.

Bruno Martins

Pombal Independentes

"Este artigo pode ser lido na edição impressa em papel do mês de fevereiro de 2025"

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Região: Banda de Santana em Zamora-Espanha
6/06/2025
Casal da Rola é o grande vencedor dos Serões Culturais 2025
6/06/2025
António Parreiral distinguido pelo CNID
3/06/2025
Soure recebeu a XXXV Feira do Queijo Rabaçal, Expo-Sicó Soure´25
30/05/2025
Obras públicas a decorrer no Agrupamento de Escolas da Guia.
28/05/2025
Região: “POP CORN – Show” estreia dia 9 de Julho
21/05/2025
Ministro da Educação visitou o novo Centro Tecnológico Industrial da ETAP
21/05/2025
Guia: Externato da Guia
19/05/2025