Em
Notícias da Sua Terra

2026/07/16

Universidade de Coimbra promoveu colóquio sobre as cheias do Mondego

BAIXO MONDEGO

Universidade de Coimbra promoveu colóquio sobre as cheias do Mondego

A Universidade de Coimbra (UC) organizou no passado dia 3 de julho, um colóquio sobre as recentes cheias do rio Mondego.

O evento, que decorreu na Sala de Mestrados do Departamento de Engenharia Civil (Polo II), foram apresentados e debatidos os resultados de um think tank de docentes e investigadores da UC, coordenado por Fernando Seabra Santos, professor catedrático aposentado e reitor emérito da UC.

O grupo de trabalho analisou as recentes cheias do Rio Mondego, que ocorreram em janeiro e fevereiro e culminaram na rutura do dique da margem direita, por baixo do viaduto da A1, em Casais. "Após a comoção mediática que acompanhou o fenómeno, com opiniões em todas as direções e para todos os gostos, interessava à Universidade de Coimbra recentrar o foco da discussão numa base científica, contribuir para um esclarecimento sereno da opinião pública e facultar aos decisores, em tempo útil, informação cientificamente fundamentada para que eles pudessem promover as mudanças necessárias e evitar futuros desastres", explica Fernando Seabra Santos.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Jose Pereira: Olá, outubro
7/10/2026
Almagreira ao Luar regressa ao Largo de São Pedro
4/10/2026
XVIII Concentração Motard Saca-Rolhas voltou a levar o espírito das duas rodas à Silveirinha Pequena
1/10/2026
37.ª edição do Concurso de Pesca Nacional reuniu cerca de duas centenas de participantes
30/09/2026
Meirinhas e Ferreira de Aves, unidas pela solidariedade
30/09/2026
III Passeio de Motas e Motorizadas levou animação a Marinha das Ondas
30/09/2026
Paião: Feira D’Ano de Seiça: uma tradição com mais de cinco séculos
23/09/2026
A proximidade não pode ser uma encenação de governação
15/09/2026