2025/07/31
Com a aproximação das eleições autárquicas, todas as forças políticas trabalham de forma afincada para construir as suas listas aos diversos órgãos autárquicos, dezassete Assembleias de Freguesia, a Assembleia Municipal e o Executivo Camarário, devendo tentar apresentar para cada um deles um projeto que seja merecedor do voto da população.
A hegemonia do PSD dos últimos anos, permite-lhe avançar para estas eleições com alguma vantagem no que se refere à maquina política e aos apoios declarados. No entanto, alguma desilusão que parece existir com certas más decisões das últimas décadas, poderão prejudicar a força no poder, assim os outros concorrentes sejam capazes de se apresentar como alternativa.
Infelizmente, na maioria dos casos, a desilusão das pessoas com a política leva-as à descrença no sistema e à resignação, em vez de as motivar a participarem na mudança.
Está a fazer cinco anos que decidi dedicar-me à política local, dos quais nos últimos três, com responsabilidade de liderar a concelhia Pombalense do CDS-PP.
Aos poucos a equipa tem crescido, com a aproximação de novos elementos mas também com o regresso de algumas pessoas que se haviam afastado do partido.
Faltam poucos dias para terminar o prazo para a entrega das listas concorrentes e faremos tudo para melhorar os resultados de 2021 quando elegemos três representantes em Assembleias de Freguesia, dois em Vila Cã e um no Carriço.
Nessas eleições a maioria dos eleitores decidiu abster-se apesar da grande variedade de opções a sufrágio. Aos 53,23% de abstenção há que juntar os cerca de 7% que votaram branco ou nulo, o valor variou consoante o órgão em causa. Significa que em torno de 60% da população não escolheu as soluções encontradas, não votou nem nos vencedores nem nos vencidos.
Nesta minha mensagem quero deixar palavras especiais para dois conjuntos de Pombalenses que, possivelmente, algumas vezes, têm feito parte dos abstencionistas:
Aos emigrantes, ausentes parte da vida por razões de ganha pão, organizem a vossa vida de forma a virem cá nessa data para fazerem a vossa escolha.
Aos imigrantes, que vivem cá há alguns anos e que já tenham o direito de voto, podem confirmá-lo na vossa junta de freguesia, ajudem a decidir o nosso futuro coletivo.
A todos os Pombalenses, deixo um pedido, informem-se, consultem as redes sociais dos partidos ou candidatos, leiam a matéria publicada nos jornais, estudem os programas de cada alternativa e não se deixem enganar por promessas irrealistas.
A todos, no dia 12 de Outubro – Escolham, ajudem a definir o nosso futuro.
Sigam-nos nas redes sociais para conhecerem as nossas propostas e o trabalho que temos feito:
Facebook: facebook.com/pombalcdspp
Instagram: instagram.com/cdspombal
Telmo Lopes
Presidente da concelhia do
CDS-PP de Pombal