Em
Notícias da Sua Terra

2025/01/17

Soure adquire terrenos para o desenvolvimento sustentável

ATUALIDADE BAIXO MONDEGO

Soure adquire terrenos para o desenvolvimento sustentável com vista à criação do Parque Verde da Granja do Ulmeiro

A Câmara Municipal de Soure reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar comunitário ao viabilizar a aquisição de dois terrenos, à Fundação Maria Eduarda Vasques da Cunha de Eça, destinados à construção do Parque Verde da Granja do Ulmeiro, projeto que será integrado no Património Municipal de Soure.

Os terrenos adquiridos compreendem: Prédio 1 - Localizado em Ribeira de Cima, com área total de 21.000 m²; Prédio 2 - Localizado em Ribeira da Cabeça Gorda, com área total de 2.470 m². As duas propriedades – anteriormente destinadas à cultura de milho, e espaço florestal – foram desoneradas de hipotecas legais pela Fundação, assegurando que o Município de Soure recebe os terrenos livres de ónus. 
A Escritura pública realizada recentemente em Cartório Notarial da Figueira da Foz, levou a que os prédios já se encontrem registados a favor do Município de Soure.

O Parque Verde da Granja do Ulmeiro será um espaço estratégico, contribuindo para a revitalização ambiental e social da região. Este projeto tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos munícipes, criando áreas de lazer, preservando o meio ambiente e promovendo a integração da comunidade.

A Fundação Maria Eduarda Vasques da Cunha de Eça tem – inscrito nos seus Estatutos – a Missão e os Valores de solidariedade e desenvolvimento comunitário. Criada em homenagem à visionária Maria Eduarda Vasques da Cunha de Eça, a instituição destina-se a apoiar idosos com formação académica, artística ou científica, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades sociais.

Mário Jorge Nunes, Presidente da Câmara de Soure, defende que “Com esta aquisição, damos mais um passo significativo para transformar o Vale da Granja do Ulmeiro num local que combina preservação ambiental e infraestrutura urbana de qualidade. Estes terrenos, que há anos estão em estado de abandono, tornar-se-ão um símbolo de renovação para a nossa comunidade”.

Fundada em 2015, a Fundação Maria Eduarda Vasques da Cunha de Eça é administradora de um vasto património agrícola e imobiliário, desenvolvendo a sua atividade na promoção de iniciativas que reforçam a justiça social e o bem-estar coletivo. A Fundação tem uma forte ligação ao Concelho de Soure devido à localização de várias propriedades. A cedência e aquisição, destes dois terrenos, reforçam a relação entre a Fundação e o Concelho de Soure e contribuem para o desenvolvimento local com projetos de interesse público.

A Fundação também desempenha um papel importante na preservação e desenvolvimento de áreas agrícolas da região do Baixo Mondego, que inclui terras em Soure destinadas à cultura do arroz e do milho. Estas atividades promovem o uso sustentável do território e criam uma base para futuras colaborações, que beneficiem tanto a comunidade sourense como a missão social da Fundação.

Lurdes Ferreira
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
ACDRA está há 50 anos ao serviço da Cultura e do Desporto
3/12/2025
Telmo Lopes: Satisfação total?
28/11/2025
Dança foi protagonista em encontro nas Matas - Cipreste
27/11/2025
Soure: Programa Regime de Fruta Escolar 2025/2026
18/11/2025
Centro Hípico da Guia no concurso CSN A CEIA
17/11/2025
José Pereira: Sobre escutar
15/11/2025
Pedro Pimpão distribui pelouros pelos Vereadores com foco na coesão e futuro do concelho
7/11/2025
Pombal Escola Segura
1/11/2025