Pombal assinalou Dia dos Centros Históricos
ATUALIDADE
Noticias em Destaque
A Junta de Freguesia de Pombal voltou este ano a associar-se às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, no passado dia 28 de março, com um programa de atividades que decorreu de 26 a 28 de março, na zona histórica da cidade. A autarquia desenvolveu um conjunto de ações de cariz cultural para promover o património, a tradição, a música, a gastronomia, o comércio e o bem-estar.
As atividades começaram no sábado, dia 26, pela manhã, com a receção aos gaiteiros, que animaram várias ruas da cidade com os sons tradicionais das gaitas de foles, naquele que foi o 3.º Encontro de Gaiteiros da Freguesia de Pombal. Os 12 grupos, com um total de 50 elementos, atuaram depois na sede da Freguesia de Pombal, na Praça Faria Gama, demonstrando um acervo histórico e cultural ímpar.
No domingo, dia 27, realizou-se o programa de rastreios de saúde para os fatores de risco de AVC. As atividades do dia prosseguiram com a segunda caminhada pelos “Eco-trilhos do Arunca”, que começou na zona do Parque do Açude, pelas 10h00, acompanhou o rio Arunca, e terminou na sede da Associação da Ranha de Baixo, com o Festival de Sopas. Este percurso pedestre, com uma extensão de cerca de sete quilómetros, tem um simbolismo muito forte, já que os centros históricos nasceram do castelo para o rio.
Na segunda-feira, dia 28, o centro histórico de Pombal recebeu as artes do projeto “Envolve-te”. Estruturado pelo mestrando em Intervenção e Animação Artísticas do Instituto Politécnico de Leiria, Sérgio Paulo, em parceria com a Freguesia de Pombal, o projeto pretende promover a prática artística junto dos alunos do 1° ciclo, através da divulgação de oferta cultural na área do associativismo musical existente na freguesia.
Nas lojas da zona histórica da cidade de Pombal estiveram e continuarão a estar expostos até ao dia 14 de abril, alguns trabalhos realizados pelos alunos das Atividades Extracurriculares da Freguesia de Pombal.
Esta notícia pode ser lida na edição impressa do mês de Abril do Jornal Notícias da Sua Terra
Texto Marta Botas
Partilhar nas redes sociais