Em
Notícias da Sua Terra

2023/07/05

Câmara atribui incentivo ao arrendamento para fixar e atrair jovens em todo o concelho

POMBAL

Fixar e atrair jovens para o concelho, promover a dinamização e revitalização dos aglomerados urbanos, permitir aos jovens emancipar-se e ganhar autonomia, são alguns dos objetivos da Câmara Municipal de Pombal em criar um programa de apoio ao arrendamento jovem – Vive Pombal. O respetivo regulamento foi aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Municipal, após aprovação pelo executivo municipal, a realização de um período de consulta pública e a sua submissão ao Conselho Municipal de Juventude.

A iniciativa visa a atribuição de um incentivo ao arrendamento, por jovens, de habitações para residência permanente, mediante a concessão de uma subvenção mensal pelo período de um ano, renovável por igual período, até ao máximo de três anos consecutivos Os beneficiários são jovens com igual ou superior a 18 anos e igual ou inferior a 35 anos, e, no caso de se tratar de um casal, um dos elementos pode ter até 37 anos. Para o efeito, os jovens devem residir em imóvel arrendado ou pretender arrendar um imóvel para habitação própria permanente em todo o concelho de Pombal.

O agregado jovem integra o conjunto de pessoas que vivem em comunhão de mesa e habitação, formado por um ou mais jovens ou por um casal de jovens e os seus dependentes, assim considerando os filhos e enteados, menores emancipados, menores sob tutela e os irmãos, maiores ou menores emancipados, que não aufiram de qualquer rendimento. “O principal objetivo é criar mais oportunidades de fixação dos jovens no nosso território. Nós temos um conjunto de iniciativas que promovem a emancipação jovem e não há dúvidas nenhumas de que a componente habitação é considerada uma das principais iniciativas para podermos fixar jovens no nosso território”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão. De acordo com o modelo definido no regulamento, a Câmara vai apoiar até 50% do valor das rendas dos jovens que se candidatem e cumpram os requisitos que o documento estabelece.

“Temos 150 mil euros já afetos no orçamento para a primeira fase do programa. Isto significa que o programa vai ter daqui a dois, três anos uma dotação superior a meio milhão de euros”, refere o autarca, perspetivando que o programa poderá, na sua fase inicial, beneficiar 50 jovens, “o que significa que quando o programa já estiver na sua fase mais madura”, a autarquia vai “estar a apoiar cerca de 150 jovens, o que é um dado muito significativo”.

O “Vive Pombal” surge no momento em que a Câmara Municipal está a criar áreas de reabilitação urbana em todas as sedes de freguesia, com o objetivo de estimular também os privados a reabilitarem os seus imóveis e a colocá-los no mercado de arrendamento, para que os jovens tenham mais oportunidade de ter a sua própria residência permanente. Salientando que o programa, agora aprovado, concretiza um dos “compromissos assumidos para com os cidadãos”, Pedro Pimpão considera que estão a ser criadas condições para “fixar jovens no território e contribuir para a sua emancipação”, acrescentando que o incentivo ao arrendamento vai ser complementado por outras iniciativas, essenciais para “captar talentos para Pombal”.

Município de Pombal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Centro Hípico da Guia, na Taça de Portugal
2/10/2023
Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal
2/10/2023
Carmencita Figueiredo e Regina Nunes, apresentam evento de cariz solidário
2/10/2023
Câmara atribui incentivo ao arrendamento para fixar e atrair jovens em todo o concelho
5/07/2023
Mafalda Silva no Campeonato Europeu de Halterofilismo de Juvenis
5/07/2023
Cartaz São Mateus e FATACIS Soure 2023
5/07/2023
Requalificação da zona de interface de transportes
14/06/2023
Tanto a acontecer por cá (e por lá)
13/06/2023