2026/06/12
Realizou-se nos dias 16 e 17 de Maio na cidade de Alcobaça o 32° congresso do CDS-PP, no qual, perante mais de 600 delegados, Nuno Melo foi reconduzido na liderança do partido para novo mandato de dois anos.
O principal tema em debate e que de resto chegou para aquecer um pouco o ambiente, estava relacionado com a estratégia política para os próximos anos, manter a coligação com o PSD ou começar a sair paulatinamente da AD preparando desde já uma possível ida a eleições legislativas de forma autónoma.
O realismo e a ponderação acabaram por predominar pelo que a AD continuará a contar com um CDS-PP de corpo e alma. Neste momento não é possível determinar quando serão realizadas as próximas eleições legislativas, se o mandato atual for cumprido serão em 2029,pelo que assumir nesta data uma “ruptura” a prazo com o PSD, seria condenar ao insucesso a atual governação, o que me parece não interessa ao partido nem ao País.
Alguns cronistas ou comentadores querem-nos fazer crer que o peso do CDS-PP na AD comparativamente com o do PSD é como comparar o peso de uma formiga ao de um elefante. É indiscutível que o nosso partido tem neste momento uma importância eleitoral muito inferior à que já possuiu, no entanto esta comparação é manifestamente abusiva.
Quero no entanto aproveitar a atribuição desse substantivo, formiga, para realçar algumas características muito conhecidas desse insecto:
- capacidade de trabalho
Tal como a formiga o CDS-PP, se quer sobreviver, não pode deixar de trabalhar, no terreno, junto às populações, identificando os seus problemas e as respectivas soluções, bem estruturadas e de aplicação viável;
- superação
Em paralelo, a formiga é conhecida por conseguir carregar objectos e alimentos com peso muito superior ao seu. Pois bem, também o CDS-PP tem que ter a capacidade de desenvolver tarefas e eventos que poderiam estar em teoria a cima das suas capacidades.
No entanto, a superação e a capacidade de trabalho da formiga só resultam quando existe trabalho em equipa, onde Todos os elementos dessa comunidade se juntam para ajudar.
Pois bem, contínuo a desafiar todos os cidadãos que se identificam com o CDS-PP, a participarem nesta tarefa, que pode parecer hercúlea, de reerguer o partido e de tentar dar resposta aos problemas dos Pombalenses e dos Portugueses.
Telmo Lopes
Presidente concelhia
CDS-PP Pombal