2024/12/10
Na passada sexta-feira, dia 6 de dezembro, pelas 18h00, o Município de Soure, em parceria com a Associação Empresarial de Soure e a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) – Fernanda Ferreira Dias Diretora-Geral no Ministério da Economia para a Direção-Geral das Atividades Económicas –, apresentou o inovador projeto "Soure Comercial – Bairro Digital". O evento realizou-se no Auditório Delfim Pinheiro, no Centro de Inovação Social de Soure.
O investimento para o desenvolvimento do Bairro Comercial Digital de 627.839,11€ dos quais 522.639,52€ são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (https://recuperarportugal.gov.pt/), o projeto visa modernizar o comércio local através da integração de ferramentas tecnológicas avançadas.
Entre as inovações já implementadas, destacam-se cinco Mupis interativos que fornecem informações em tempo real sobre promoções e eventos, dois cacifos digitais para coleta de encomendas, quatro antenas Wi-Fi para conexão gratuita e uma ferramenta de realidade aumentada para visitas virtuais a pontos turísticos.
O projeto também introduz o Marketplace digital, acessível pelo site www.sourecomercial.pt e pelo aplicativo Soure Comercial (disponível para Android e iOS). Esta plataforma permite compras online, consultar promoções e descobrir pontos turísticos, promovendo uma interação dinâmica entre comerciantes e consumidores.
O confirmado pela DGAE, na execução, o projeto de Soure é o mais adiantado do país (entre as 95 candidaturas aprovadas) e conta até final do ano de 2024, num esforço financeiro do Município de Soure, ter cerca de 73% da sua execução financeira concluída. Atualmente a adesão dos estabelecimentos locais, ao "Soure Comercial – Bairro Digital", é de 84,8%, o que reflete o entusiasmo da comunidade em adotar soluções que impulsionem a economia e a experiência do consumidor.
Lurdes Ferreira