Em
Notícias da Sua Terra

2021/03/15

Pombal: Resgate de tartaruga de faces rosadas

Noticias em Destaque POMBAL

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Protecção do Ambiente (NPA) de Pombal, ontem, dia 14 de Março, resgatou uma tartaruga de faces rosadas, Trachemys scripta elegans, no concelho de Pombal.

Na sequência de um alerta por parte do grupo “Amigos do Arunca”, integrado no Grupo de Protecção da Sicó (GPS), a dar conta que se encontrava o espécime no Rio Arunca, nas imediações da cidade de Pombal, os elementos do NPA procederam à recolha da tartaruga de faces rosadas, tendo sido entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal de Coimbra.

A GNR recorda que, por lei, ninguém pode manter, criar ou comercializar um exemplar desta espécie. Tratando-se de uma espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal, a tartaruga de faces rosadas reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Fonte: Destacamento Territorial de Leiria

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Centro Hípico da Guia, na Taça de Portugal
2/10/2023
Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal
2/10/2023
Carmencita Figueiredo e Regina Nunes, apresentam evento de cariz solidário
2/10/2023
Câmara atribui incentivo ao arrendamento para fixar e atrair jovens em todo o concelho
5/07/2023
Mafalda Silva no Campeonato Europeu de Halterofilismo de Juvenis
5/07/2023
Cartaz São Mateus e FATACIS Soure 2023
5/07/2023
Requalificação da zona de interface de transportes
14/06/2023
Tanto a acontecer por cá (e por lá)
13/06/2023