Em
Notícias da Sua Terra

2024/10/26

Câmara de Pombal investe 700 mil na Praia no Osso da Baleia

ATUALIDADE Noticias em Destaque

Equipamento disponibiliza novas valências como área de restauração e esplanada entre outras

A Câmara Municipal de Pombal vai investir 700 mil euros na construção de um Apoio de Praia Completo e na redefinição dos passadiços que lhe dão acesso, na Praia do Osso da Baleia, na freguesia do Carriço.

O Executivo aprovou na sua última reunião lançar a empreitada a concurso público, prevendo que a mesma será concretizada no próximo ano. O projeto surge após a aprovação do Programa da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande e respetivo Regulamento de Gestão das Praias Marítimas, que classifica a Praia do Osso da Baleia como Praia Seminatural, contemplando por isso um Apoio de Praia Completo (APC).

O novo equipamento passa a integrar novas valências, tais como posto de informação e assistência/ vigilância; posto de socorros; armazém de apoio à praia; vestiários/ balneários; instalações sanitárias, com acesso independente pelo exterior; duches exteriores; funções comerciais e/ ou funções de estabelecimento de restauração e bebidas; e, esplanada descoberta. O projeto prevê igualmente uma nova ligação, em passadiço, entre a zona de estacionamento e o areal junto ao mar, procurando desta forma melhorar a acessibilidade ao APC e à praia.

O acesso de veículos à praia também fica melhorado por estar mais livre de constrangimentos, nomeadamente nas passagens e escadarias entre os percursos atuais, ficando assim privilegiado o percurso direto entre o estacionamento e o areal da praia, passando ao lado do Apoio de Praia Completo, dinamizando o uso comercial do equipamento e a esplanada anexa. Serão mantidas as características de praia acessível, desde o estacionamento até à praia, incluindo o equipamento do futuro apoio.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal enaltece a importância da única Praia do Osso da Baleia passar a dispor de um apoio de praia “em harmonia com a natureza” combinando “as belezas de uma praia seminatural com a comodidade de serviços modernos e sustentáveis”, representando um “investimento para o reforço de afirmação da Praia Dourada como um destino turístico diferenciador e de excelência.” Segundo Pedro Pimpão, as novas valências, com destaque para uma área de restauração e esplanada ampla, proporcionarão “experiências únicas e enriquecedoras” para todos os veraneantes que “desfrutam do mar e da natureza de forma segura e prazerosa” naquela que é a Praia Dourada do Osso da Baleia, que se destaca pela sua beleza natural de excelência.

 

Fonte: Município de Pombal 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Soure: "Cama para 4" esteve na Vinha da Rainha
29/04/2025
José Pereira: Caro leitor, olá.
17/04/2025
Telmo Lopes: Pombalenses
17/04/2025
Luis Couto: Vamos novamente para eleições legislativas…
17/04/2025
Vinha da Rainha recebeu Mostra do Vinho Novo
17/04/2025
APD Figueira da Foz competiu no Pavilhão Municipal do Paião
11/04/2025
Marinha das Ondas: São Jorge celebrou Santo das Turras
9/04/2025
Redinha Recriou a Batalha das Invasões Francesas
26/03/2025