Em
Notícias da Sua Terra

2021/04/08

Região: Resgate de tartaruga leopardo africana

Noticias em Destaque REGIÃO

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Pombal, no passada segunda-feira dia 5 de abril, resgataram uma tartaruga leopardo africana que se encontrava a vaguear na via pública na localidade de Vila Facaia, no concelho de Pedrogão Grande.

Através do alerta de um popular, os elementos do NPA deslocaram-se ao local e recolheram uma tartaruga leopardo africana, Stigmochelys pardalis, com 40 centímetros de comprimento e dez quilos de peso, sendo esta uma espécie protegida ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES).

A tartaruga foi entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal, em Coimbra.

A GNR recorda que, tratando-se de uma espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal, a tartaruga leopardo africana reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
Câmara atribui incentivo ao arrendamento para fixar e atrair jovens em todo o concelho
5/07/2023
Mafalda Silva no Campeonato Europeu de Halterofilismo de Juvenis
5/07/2023
Cartaz São Mateus e FATACIS Soure 2023
5/07/2023
Requalificação da zona de interface de transportes
14/06/2023
Tanto a acontecer por cá (e por lá)
13/06/2023
Caminhada Solidária angariou verbas em prol do bombeiros do Louriçal
13/06/2023
Pedro Pimpão propõe relatórios voluntários locais para acesso aos fundos de coesão
3/05/2023
Tertúlia “Guia-dos por Abril, Memórias partilhadas do tempo da outra senhora” no AEGuia
27/04/2023