Em
Notícias da Sua Terra

2021/02/13

Nazaré: Apreensão de mais de 90 quilos de pescado por fuga à lota

ATUALIDADE REGIÃO

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, na passada quinta-feira dia 11 de fevereiro, apreendeu 91,6 quilos de pescado diverso por fuga à lota, na Nazaré.

No decorrer de uma ação de fiscalização dirigida ao controlo da captura e transporte de pescado proveniente da pesca profissional, os militares da Guarda identificaram um homem de 41 anos que transportava pescado fresco sem que tivesse sido submetido ao regime de primeira venda. No decorrer da ação, foram apreendidos 4,6 quilos de linguado-branco, 14,6 quilos de raia-zimbreira, 69,8 quilos de santolas e 2,6 quilos de lavagante, com um valor total de 477 euros.

Foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, punível com coima que pode atingir os 3 740 euros.

O pescado foi levado para a lota, a fim de ser sujeito ao regime de primeira venda.

O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, acautelando o cumprimento das cotas de captura, estalecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado.

Fonte: Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Soure: "Cama para 4" esteve na Vinha da Rainha
29/04/2025
José Pereira: Caro leitor, olá.
17/04/2025
Telmo Lopes: Pombalenses
17/04/2025
Luis Couto: Vamos novamente para eleições legislativas…
17/04/2025
Vinha da Rainha recebeu Mostra do Vinho Novo
17/04/2025
APD Figueira da Foz competiu no Pavilhão Municipal do Paião
11/04/2025
Marinha das Ondas: São Jorge celebrou Santo das Turras
9/04/2025
Redinha Recriou a Batalha das Invasões Francesas
26/03/2025