2025/12/11
EDITORIAL Noticias em Destaque
"Ainda ontem" desejava um feliz 2025 para todos aqueles que nos lêem, assinam e apoiam. Continuo a desejá-lo, até porque acabámos de entrar em Dezembro. Dezembro traz o Natal, inauguram-se luzes, feiras e mercados por este país fora. A nossa região tê-los-á, igualmente, aproveite e vá, são óptimas oportunidades de convívio e diversão, mesmo que o frio nos faça pôr umas luvas e um cachecol. Pombal, Leiria, Coimbra e tanto mais. Carregue a alma de espírito natalício e entre com o pé direito nas festividades que dão por terminado mais um ano civil.
Foi com manifesto orgulho que vi Pombal receber um encontro que discutiu sobre jornalismo de proximidade. Sinto que o nosso Notícias da Sua Terra é muito bem recebido pela comunidade em que se insere. Sinto que, por cá, ainda se sente a magia do folhear um jornal em papel. Também sei, contudo, que o panorama do jornalismo regional e local (e nacional, claro) mudou bastante nos últimos anos.
Enquanto pessoas e sociedade já não conseguimos esperar pelo dia seguinte para saber o que aconteceu ou acontecerá. É como se quiséssemos saber tudo, assim que acontece ou se decide. É como se a informação tivesse de circular à velocidade da luz e isto traz tantos perigos associados. Publicar em formato digital tem superado as mágicas edições em papel e isto é tão triste. Mesmo que, nessa rapidez, até se consigam notícias estruturadas, com fontes confirmadas e sem gralhas, aposto que muitos "leitores" não passam do título (e informar-se só através de títulos é tão redutor e, por vezes, enganador.)
Os jornais locais e regionais enfrentam vários desafios: querem voltar a cativar o leitor, só não sabem muito bem como; querem resistir no tempo, só não sabem muito bem como. Acaso o nosso país apostasse, verdadeiramente, numa literacia mediática (e financeira e em saúde e em tantas coisas mais) e talvez o caminho não fosse tão árduo. Os vários agentes reuniram, conversaram, reflectiram. Que o jornalismo regional e local ganhe boa e duradoura saúde.
José Pereira, Director Geral