O Município de Pombal vai intervir no Lago do Jardim do Vale, na cidade de Pombal, com o objetivo de converter aquele espelho de água num local de interesse da biodiversidade, oferecendo valiosas oportunidades de educação ambiental.
O projeto irá promover a conservação do património natural autóctone e a proteção de espécies aquáticas raras e ameaçadas e a prevenção da extinção regional de espécies aquáticas, permitindo transformar este lago numa micro-reserva de biodiversidade.
A intervenção será executada por entidade da especialidade contratada para o efeito, em parceria com os Amigos do Arunca, que a título de voluntariado, suscitaram e demonstraram todo o interesse em promover esta intervenção, com o objetivo de proceder ao restauro ecológico do espaço, resultando a curto prazo numa recuperação da qualidade da água e da biodiversidade.
No entanto, a situação atual requer algumas ações preparatórias da intervenção, pois existem no local alguns elementos que comprometem a eficácia das ações. Assim, haverá necessidade de remover espécies invasoras e domésticas que ali coabitam atualmente, desde peixes e lagostins, ou que foram introduzidos por alguns munícipes, como os patos domésticos.
Desconhecendo-se a origem e controlo sanitário dessas aves domésticas, além de impossibilitarem a ação na sua plenitude, as mesmas poderão representar um problema do ponto de vista da saúde publica, verificando-se assim incompatibilidade com a sua permanência e o projeto de intervenção e consequente usufruto do espaço por parte da população.
Pretende-se, de forma faseada, valorizar o espaço, e ir dotando o mesmo de novas valências para usufruto da população.
Notícia já publicada na edição em papel do mês de Outubro!..