Face ao crescente desenvolvimento de soluções que envolvem a automação e robótica nas
diversas atividades do mundo do trabalho (encontrados praticamente em todos os processos de fabrico), tendo em conta a visão da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP) na evolução do ensino profissional assente no seu projeto educativo e tendo os seus alunos como foco principal, foi criado um novo laboratório, capaz de fomentar o gosto pela aprendizagem destas áreas tecnológicas.
Para além de um novo conjunto de bancadas, construídas por medida para acomodar o espaço, foram também adquiridos dos mais modernos kits de automação utilizados na indústria, compostos por autómato, écrans de interface (HMI), switch e software licenciado para a respectiva utilização.
A solução permite que alunos se aproximem dos conceitos da indústria 4.0 e possam desenhar soluções mais completas, descentralizadas e mais complexas que podem ir desde o funcionamento de um automatismo até ao desenho da interface de um utilizador, a simulação de sistemas de controlo de diversos automatismos em simultâneo, ou mesmo a integração com outros sistemas.
Foi ainda adicionado um robô colaborativo de seis eixos, para permitir a integração de soluções de robótica em automatização de processos, demonstrando não só a utilidade desta variante na indústria, como também, trazendo ao de cima a maior valia da robótica colaborativa em que humanos e máquinas cooperam na realização de tarefas.
Na sua visão, a ETAP pretende que o laboratório seja mesmo um projecto dinâmico e em
evolução, estando já prevista a construção de um armazém automático com sistema de
movimentação para distribuição de ferramentas e equipamentos pelas bancadas de forma
automática e um sistema de rastreio e controlo dos equipamentos a tempo real.
ETAP
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Soure: "Cama para 4" esteve na Vinha da Rainha
29/04/2025
José Pereira: Caro leitor, olá.
17/04/2025
Telmo Lopes: Pombalenses
17/04/2025
Luis Couto: Vamos novamente para eleições legislativas…
17/04/2025
Vinha da Rainha recebeu Mostra do Vinho Novo
17/04/2025
APD Figueira da Foz competiu no Pavilhão Municipal do Paião
11/04/2025
Marinha das Ondas: São Jorge celebrou Santo das Turras
9/04/2025
Redinha Recriou a Batalha das Invasões Francesas
26/03/2025
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo