2025/10/24
O Município de Soure tem procurado desenvolver projetos e medidas que resultem na adequação das políticas públicas às necessidades e expectativas dos jovens, fomentando o seu envolvimento democrático de uma forma construtiva e participada na comunidade.
Neste sentido, surge o projeto Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Soure, que pretende aproximar os jovens da Autarquia, promovendo a participação democrática, fomentando o desenvolvimento de uma cidadania ativa e o, permitindo que estes apresentem as suas ideias sobre o território onde se inserem.
Em 2024, decorreu a 1.ª edição, da qual, após votação do público, saiu vencedora a proposta 1 – “Campo de Padel em Vila Nova de Anços”, com 324 votos. Trata-se da execução de um Campo de Padel, com as respetivas infraestruturas e equipamentos de apoio, a implantar em terreno municipal localizado junto à Piscina Municipal Coberta, espaço já afeto ao uso desportivo e comunitário. A abertura do procedimento para concretização desta empreitada foi aprovada pela Câmara Municipal de Soure, na sua reunião de 13 de agosto de 2025, tendo já sido adjudicada.
Face ao sucesso desta primeira iniciativa, o Município de Soure lançou agora a 2.ª edição, do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Soure, cujo prazo para apresentação de propostas até ao dia 15 de janeiro de 2026.
Podem participar no OPJ todos os jovens residentes, estudantes ou trabalhadores no Concelho, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos. A participação pode ser realizada em nome individual ou em grupo (no máximo de 5 elementos), não sendo aceites participações em nome de organizações ou outras entidades coletivas. Cada jovem ou grupo poderá apresentar apenas uma proposta.
As propostas apresentadas pelos participantes devem inserir-se no quadro de competências e atribuições próprias ou delegáveis do Município, que não constituam investimentos já previstos no Plano de Atividades e Orçamento Municipal e que não configurem pedidos de apoio ou venda de serviços.
Os interessados devem apresentar as suas propostas através da plataforma online disponível no endereço https://opj.cm-soure.pt/, que numa fase posterior servirá também para a votação nos projetos concorrentes.
Para esta edição, a Câmara Municipal definiu a afetação de uma verba global de 20.000,00€, que irá financiar o projeto final mais votado pelos cidadãos. As propostas submetidas não poderão ultrapassar este montante.
Todas as informações sobre o OPJ e o respetivo Regulamento encontram-se disponíveis na referida plataforma, em https://opj.cm-soure.pt/, através da qual podem ser pedidos esclarecimentos. Em caso de necessidade, também podem contactar os Serviços Municipais via email para [email protected].
O desenvolvimento deste projeto traduz-se numa oportunidade para os jovens de serem ouvidos e proporem projetos que considerem de interesse, podendo dar o seu contributo para a definição das políticas locais e para a melhoria da qualidade de vida no Concelho.
"Notícia publicada na edição impressa do mês de Outubro de 2025"