O meu aparelho auditivo apanhou água. O que fazer?

0
152
Uma das questões mais colocadas por novos utilizadores de aparelhos auditivos é: “O aparelho pode apanhar água?”. Com o desenvolvimento da tecnologia em aparelhos auditivos, a qualidade da audição e também o conforto na sua utilização são as grandes mais valias na comparação com equipamentos mais antigos e com menos desenvolvimento tecnológico.
No entanto, o facto de os aparelhos auditivos se tornarem cada vez mais confortáveis pode também levar a que os seus utilizadores se esqueçam que os estão a usar. Apesar de a maior parte dos aparelhos auditivos hoje já estarem munidos de tecnologia que os protegem da água, situações como tomar banho ou dar um mergulho não são recomendadas sem que primeiro se retirem os aparelhos dos ouvidos.

Caso os seus aparelhos auditivos se molhem de forma acidental, o primeiro passo a dar é retirar a pilha do seu interior e colocá-la no lixo. De seguida, limpe o aparelho com um pano ou lenço seco absorvendo toda a água visível. Se tiver um desumidificador elétrico para aparelhos auditivos, coloque o aparelho no seu interior e faça um ciclo completo de desumidificação (o tempo de cada ciclo pode variar de acordo com o fabricante do equipamento). Se tiver um desumidificador com pastilhas de sílica próprio para aparelhos auditivos, deixe o aparelho no seu interior durante 10 horas.
Após a realização de uma destas tarefas, teste o aparelho com uma pilha nova. Caso o aparelho não funcione contacte o seu especialista em aparelhos auditivos o mais depressa possível. Os utilizadores que não possuam nenhum destes equipamentos de desumidificação, devem contactar o seu especialista logo após a ocorrência a fim de evitar danos nos seus aparelhos auditivos. Por último, nunca em situação alguma tente secar os aparelhos auditivos recorrendo a secadores de cabelo, micro-ondas, aquecedores, lareiras ou salamandras, pois o calor direto pode derreter ou danificar os componentes dos seus aparelhos auditivos.
(Testo publicado na edição em papel do mês de Agosto de 2021)    
Diogo Brilhante 
Administrador de Centro Auditivo Pombal 
diogobrilhante@hotmail.com 

     

Comentários