Exemplo de imprensa mais autêntica e de proximidade

0
678

A imprensa regional é caraterizada por ser mais autêntica e por estar próxima das comunidades onde está inserida sendo, muitas das vezes, a voz dos moradores de uma rua, de uma aldeia, de uma freguesia. Dá–nos a conhecer as tradições e festejos das localidades, dos resultados dos seus clubes desportivos, bem como do amigo que emigrou ou do casal que celebrou o aniversário de casamento.

O Notícias da Sua Terra é tudo isto. É o exemplo de uma imprensa local mais humanizada,
que exerce o seu papel de serviço público pelo facto de ser guardião de tradições e identidades, e por noticiar aquilo que escapa à grande imprensa generalista.
É também um dos meios privilegiados para fazer chegar as notícias da terra junto daqueles
que se encontram espalhados pelos mais diversos países do mundo, dando-lhes conta do
dia a dia de uma comunidade.

Apesar de o digital se ter apoderado da comunicação, o jornalismo regional, como o exercido pelo Notícias da Sua Terra, ainda tem espaço. O jornalismo de proximidade, onde o repórter vai ao terreno, mantendo uma relação com a comunidade
de, certa forma, afetiva. Só assim é possível contribuir para a afirmação e fortalecimento
das comunidades e culturais locais.

Num momento difícil e atípico para a imprensa em geral e para os jornais locais em particular, e num ano que foi instituído pelas associações do sector como o Ano da Imprensa Regional, o Notícias da Sua Terra está de parabéns. Não só por completar o seu 7º aniversário, mas por continuar a estar na primeira linha do acesso à informação de proximidade para a população da região que alcança.

Diogo Alves Mateus,
Presidente da Câmara
Municipal de Pombal

Comentários