Câmara lança concurso de 805 mil euros para ampliar rede de saneamento

0
1494

A Câmara Municipal de Pombal aprovou, na sua reunião de 5 de junho, a abertura de concurso para ampliar a rede de saneamento básico, num investimento estimado em 805 mil euros, acrescido de IVA. Com esta nova empreitada, o Executivo Municipal pretende continuar dotar o concelho de infraestruturas básicas de saneamento de águas residuais.
O concurso agora aprovado visa a construção da rede de saneamento nos lugares de Ilha de Cima, Moitas Brancas, Ilha de Baixo, Rosados e Silvas, na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca.
A empreitada, com um prazo de execução de 365 dias, contempla a construção de cerca de 9kms de coletores, 167 ramais domiciliários e uma Estação Elevatória de Águas Residuais (EEAR), concluindo, assim, a rede existente e permitir a sua ligação ao Emissário de Carnide – Ilha – Louriçal.
Neste mesmo projeto será ainda construída uma EEAR na localidade de Ramos (Mata Mourisca) para permitir desativar uma mini ETAR, que tem apresentado dificuldades no tratamento adequado das águas residuais afluentes. Estas águas residuais terão como destino final o tratamento na ETAR de Louriçal.
Será igualmente construída uma EEAR em Crespos (Freguesia de Pombal) por forma a permitir a entrada em serviço da rede de saneamento que, tendo ficado em espera para posterior ligação gravítica ao emissário de Carnide – Louriçal, se verificou ser economicamente mais viável a sua ligação à bacia de drenagem de Pombal por bombagem.
Este é o quarto procedimento concursal promovido, recentemente, pela Câmara Municipal de Pombal com vista à construção de rede de saneamento de águas residuais em várias freguesias do concelho que, conjuntamente com outros a lançar, ainda no decorrer do presente ano, representam um investimento superior a 7 milhões de euros.

Fonte: Município de Pombal

Comentários