Associação Amigos dos Penedos realizou 9º almoço convívio

0
319

Várias atividades marcaram o dia de mais de duas centenas de participantes

A Associação Amigos dos Penedos realizou no passado dia 28 de maio, sábado, o seu 9º almoço convívio, que contou com a participação de mais de duas centenas de pessoas, entre as quais o presidente da Junta de Freguesia de Almagreira, Humberto Lopes, e a vereadora Gina Domingues, em representação do executivo municipal de Pombal.

O almoço marcou o regresso à normalidade, após dois anos de interregno.

Várias foram as atividades que marcaram o dia dos participantes no convívio, que à hora de almoço se deliciaram com sopa cozinhada em panela de ferro, bacalhau assado com batatas a murro, carneiro em branco e lombo assado no forno.

Não faltou o habitual passeio de bicicletas, o momento mais esperado pelos participantes e também o único em que a disputa (saudável) se faz presente.

Até o Grupo de Concertinas “Sons de Sicó”, que por lapso não foi convidado este ano, fez questão de aparecer de surpresa para animar o final daquela tarde de sábado.

A noite terminou em festa, com o tradicional “ritual” da queimada, no mínimo original, em que os participantes se reúnem em torno de uma panela de ferro antiga, à fogueira, em que é confecionada uma bebida, abençoada por um padre que não é padre. E até bruxas que não são bruxas marcam presença.

Notícia publicada na edição impressa no mês de Junho

Texto: Marta Botas, Fotos: José Pereira

Comentários